Escola Municipal de Educação Infantil e
Ensino Fundamental São Judas
ORTOGRAFIA:
ESCREVENDO
MELHOR
Professoras:
Eliete Marques S Walteman.
Vânia Bombarda Silva
Rio
Brilhante, MS 2012
Endereço: Zona Rural Assentamento São Judas.
Direção: Vilma Martins de Oliveira.
Coordenação pedagógica: Claudia Helena Castilho Teixeira.
Anos atendidos: 5ºano ao 9ºano.
Quantidade de alunos: Oitenta e cinco (85).
ORTOGRAFIA:
ESCREVENDO MELHOR
Professoras: Eliete Marques
S. Walternam
Vânia
Bombarda Silva
Projeto
Educacional desenvolvido nos
5º ano ao 9º ano do ensino fundamental, turma matutino e vespertino.
Rio Brilhante, MS 2012
JUSTIFICATIVA
A escola São
Judas conta com 176 alunos (as) entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental
e educação infantil, distribuídos nos período matutino e vespertino. A necessidade de
se fazer um trabalho voltado especificamente á ortografia permeia um dos
principais aspectos que vem preocupando o corpo docente para a formação
acadêmica de um aluno é o seu domínio pela escrita. O aluno aprende “com” e
“sobre” a língua escrita, buscando compreender o sistema, levantando hipótese
sobre ele, com base na suposição de regularidade: Como saber os
tipos de dificuldades? E como ajudar o aluno a resolvê-las? Para que. Este
projeto será desenvolvido do 5º ao 9º ano na disciplina de língua portuguesa. A
necessidade de se fazer um trabalho voltado especificamente á ortografia
permeia um dos principais aspectos que vem preocupando o corpo docente para a
formação acadêmica de um aluno é o seu domínio pela escrita. O aluno aprende
“com” e “sobre” a língua escrita, buscando compreender o sistema, levantando
hipótese sobre ele, com base na suposição de regularidade: ”o aprendizado da
escrita se dá por interações e ação com a língua escrita”. Umas das
dificuldades apresentadas pelos alunos são os erros ortográficos. Existe uma
dificuldade na interação entre a grafia e a pronuncia além de outros fatores
que colaboram nesse processo. Como saber os tipos de
dificuldades? E como ajudar o aluno a resolvê-las? Para que haja uma melhor
compreensão serão utilizadas as etapas de alfabetização. E suas falhas segundo
Mirian Lemle (1988).
A falha na
primeira etapa correspondem aos problemas na correspondência linear entre os
sons e as letras, provocando repetição de letras, omissões de letras, trocas na
ordem das letras, imperfeições quanto o formato das letras, e a incapacidade de
classificar algum traço distintivo do som. Exemplos como:
biblioteca, iorgute, palavras onde ocorre a inversão de letras, são comuns. Em
açogue (açougue), aposetados (aposentados), adolesente (adolescente), peto
(perto) acontece a suspensão de letras.
Falhas de
segunda ordem, pois o aluno “está retido na etapa monogâmica da sua teoria da
correspondência entre sons e letras, ignora a particularidades na distribuição
das letras; sua escrita é como uma transcrição fonética da fala”. (Lemle,1988).
Quem também
defende esta tese é o lexicógrafo Francisco
Borba que chama a atenção para as dificuldades ligadas ás consoante mudas,
em termos como aspectos e estigma. Muitos dos
problemas de grafia se deve a confusões relacionadas à ortoepia, em particular
a maneira como articulamos as vogais e aos tropeços de transcrição, em que um
só símbolo gráfico (grafema) corresponde a vários sons usados na fala (fonema).
Nossa ortografia tem dois problemas insanáveis. Primeiro, a rica e
difícil variedade de pronúncias de vogais no Brasil obriga que todos tenham bem
fixa na mente a imagem gráfica de palavra. Do contrário, teremos dificuldade de
saber, por exemplo, se “menino” é com e ou i na primeira sílaba, e com o ou u,
na segunda. Em segundo lugar, há casos em que se confundem os sons do x, de
“exceto”, do ch de “fechar” e do sc de “acrescentar”, todos muito parecidos. BECHARA,
Evanildo 2010:39.
O trabalho enfatizado a ortografia vem de encontro à necessidade que o aluno tem ao escrever seus textos, pensando, analisando e reformulando o que está escrito. Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a autoestima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender, sem menosprezar em momento algum a fala cotidiana que traz de casa.
OBJETIVOS
GERAL:
Reconhecer os erros ortográficos
produzidos, corrigir e aplicar em produções textuais, promovendo assim a
aprendizagem em beneficio a escrita. Mais do que sistematizar e disponibilizar
ferramentas, esperamos de alguma forma poder estar colaborando para superar e
apontar caminhos que ajude na tarefa de transformar essa realidade.
ESPECÍFICOS:
-Reconhecer
letras
- Separar
sílabas corretamente
- Pronunciar com
clareza as palavras
- Compreender
que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita;
- Estimular
leitura;
-Oferecer um
apoio para os alunos realizarem um plano de auto correção individual ou grupal, para que possam analisar
seus erros ortográficos;
- Produzir
textos
CRONOGRAMA GERAL
Mês
|
AÇÃO
|
ABRIL
|
Apresentação
do projeto
Lista de
palavras a partir de uma palavra
Produção
textual
|
MAIO
|
Produção
textual
Reescrita de
texto
Caça palavras
Lista de
palavras
Formação de
frases
Dificuldades
G/ J
|
JUNHO
|
Loterias
Decifrando
códigos
Formação de
frases
Forca
Dificuldades
S/ SS/C/Ç
|
JULHO
|
Soletrando
Jogos on line
contemplando as dificuldades em geral
Ditado
|
AGOSTO
|
Formação de
palavras
Cruzadinha
Jogos on line
|
SETEMBRO
|
Leitura de
texto informativo
Formação de
frases
Trabalho com
panfletos
|
OUTUBRO
|
Leitura de
bilhetes
Envio de
e-mail, escrevendo mensagem.
Texto
informativo e seleção de palavras
|
METODOLOGIA
A explicação dos
procedimentos será apresentada aos alunos que logo devem se apropriar,
aprendendo pelo fazer, já programado e seguindo os passos estabelecidos.
Atividades como as seguintes deverão ser trabalhadas:
- O projeto será
trabalhado com anúncios, notícias, entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após
o estudo e análise o professor deve pedir aos alunos que marquem as palavras tiveram
mais dificuldades na pronúncia e escrita e procurar trabalhar essas palavras em
frases, textos até mesmo procurar seu significado);
- Trabalhar com
as palavras, das quais os alunos apresentam dificuldades, reforçando
diariamente a pronuncia e a escrita.
-Palavras
cruzadas, caça palavras.
AVALIAÇÃO
Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das
atividades escolares. Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso
aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de uma proposta inovadora e
consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao
mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças. Nesse processo continuo, é
necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não
nasce pronto”, é necessário que seja inserido informações, orientações e ao
mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta da expectativa.
Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais
interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece
ao seu redor. O importante é esclarecer que aprendizagem vivenciada é
duradoura, progressiva, e não podemos ser “os responsáveis” em deixar “lacunas”
na aprendizagem dos alunos. Devemos procurar meios e formas adequadas de
conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal, intelectual e fazê-lo um
“aluno criativo, feliz”, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom
desempenho e vontade de aprender.
Se o professor
apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua
proposta de trabalho, com certeza, os alunos responderão com atitudes positivas
e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios. Destacamos aqui a
importância do registro do professor sobre o andamento do cotidiano do
trabalho.
BECHARA,
Evanildo.Revista Língua Portuguesa; Técnica Narrativa-Gramática-Leitura. Ano
4.Nº55,p..39,maio de 2010. Editora Segmento.
BORBA,
Francisco.Revista Língua Portuguesa; Técnica Narrativa- Grarmática-Leitura.
Ano
4.Nºp.39,maio de 2010.Editora Segmento.
PARECER TÉCNICO DO PROJETO
As professoras
Eliete Marques S. Walteman e Vânia Bombarda Silva apresentaram o projeto:
Ortografia – “Escrevendo Melhor”, a direção e a coordenação da escola para que fossem
analisadas e realizadas alterações caso necessária. O projeto foi
aprovado, pois vem de encontro com as necessidades das turmas. Além disso,
promove momentos de interação e contribui na identificação da escrita nos
diferentes contextos em que se encontram. O projeto de ortografia - Escrevendo
Melhor ofereceu uma contribuição indispensável para desenvolver nos alunos a
autonomia da escrita e leitura, por sua vez influencia na disposição dos alunos
para aquisição da escrita. Atingindo os objetivos propostos que é a
aprendizagem significativa e prazerosa.
Claudia Helena
Castilho Teixeira Vilma
Martins de Oliveira
Assessora Pedagógica Direção
ANEXOS
PLANEJAMENTO
Conteúdo:
Ortografia.
Coordenação:
Claudia Helena Castilho Teixeira.
Metodologia
Nas aulas específicas de
ortografia, os espaços de sala de aula devem ser organizados para privilegiar
os trabalhos em grupo, a intenção é o trabalho colaborativo, em que o diálogo
entre os alunos é favorecido. Serão trabalhados;
-Leituras
coletivas e individuais, priorizando textos curtos para a realização do ditado.
- Trabalhar com
vocabulário textual e interpretação.
-Formação de
palavras
- Ditado de
palavras
Avaliação
Os alunos serão avaliados através das
atividades diárias. Em um processo continuo em suas diferentes etapas de
aprendizagem.
PLANEJAMENTO
Professora: Vânia
Bombarda.
Coordenação:
Claudia Helena Castilho Teixeira.
Metodologia
Serão utilizadas diferentes estratégias
pedagógicas para melhorar a escrita dos alunos, as atividades serão realizadas
em diferentes contextos;
- O uso do
dicionário como material de consulta.
- Correção das
produções textuais, será realizada individualmente, sinalizando os erros
ortográficos
- Leitura de
palavras, destacando a sonorização das palavras e o seu significado, leitura de
revista e jornal e interpretação oral.
- Sala de tecnologia,
jogos de forca, palavras cruzadas J, S, ditado de palavras, soletrando.
Leitura de texto
com palavras grafadas com consulta no dicionário.
Os alunos serão
avaliados em um processo continuo, destacando a importância dos registros sobre
o andamento do cotidiano do trabalho.
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