EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO


ESCOLA MUNICIPAL SÃO JUDAS






PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE: “EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO”









RIO BRILHANTE/MS.
2012
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JUDAS




PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE: “EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO


EDITE GONÇALVES SERRA
SOLEIDE REGINA DA PAZ LIMA SILVA




Projeto Educacional apresentado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Brilhante-MS, intituladoPROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE: “EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO. Com o objetivo de despertar o senso critico sobre a preservação do meio ambiente, bem como a realização de ações práticas que levem os alunos a exercerem o papel de cidadãos conscientes sobre o meio em que está inserido. Projeto desenvolvido nas aulas de Geografia do 6º ao 9° Ano do Ensino Fundamental, turmas: 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano e 9º Ano Único, do turno Vespertino da Escola Municipal São Judas.



RIO BRILHANTE/MS.
2012

SUMÁRIO


CAP IV- JUSTIFICATIVA___________________________________________________04
CAP V- OBJETIVOS_______________________________________________________07
CAP VI- METODOLOGIA___________________________________________________08
CAP VII- CRONOGRAMA__________________________________________________10
CAP VIII- AVALIAÇÃO____________________________________________________11
CAP. IX – REFERÊNCIAS___________________________________________________12
CAP. X- ANEXO___________________________________________________________13



IV JUSTIFICATIVA
4.1 IDENTIFICAÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DA ESCOLA
O projetoEDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO” foi realizado na Escola Municipal São Judas que está localizada no Assentamento São Judas, situado a 30 Km do Município de Rio Brilhante – MS, o mesmo é composto por 187 famílias, o sorteio dos lotes foi realizado dia 12 de março de 1999. O assentamento é composto por famílias sem-terra, que através de suas organizações de luta forçaram do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ou do Estado, uma área de terra. O tamanho da área depende da negociação entre o órgão competente, trabalhadores e a qualidade do solo que varia de 5 a 30 hectares. A exploração da propriedade é conduzida em regime de economia familiar.
O município possui atualmente 8 assentamentos com mais de 830 famílias assentadas, o assentamento São Judas foi criado em 12 de Março de 1997, 2500 famílias militantes do movimento social MST aproximadamente 7000 pessoas, ocuparam a Fazenda Santo Antonio do município de Itaquirai-MS, permaneceram no local por mais de dois anos, o objetivo do acampamento era conseguir formar um grande assentamento com todas as famílias que estavam acampadas. Este objetivo não deu certo sendo o principal motivo a falta de área para desapropriação, então, através de organização entre movimentos sociais, conseguiram várias áreas em municípios diferentes e de forma espontânea ou através de sorteios as famílias dividiram-se, e 143 vieram para Rio Brilhante-Ms, onde ficaram acampadas por um período aproximado de 6 meses.
Através de negociações vieram mais 44 famílias de acampamentos localizados em Sidrolândia, Nioaque e Anastácio, todos do estado de Mato Grosso do Sul, totalizando 187 famílias, que para se organizarem melhor dividiram em 11 grupos e no dia 12 de março de 1999 houve o sorteio dos lotes.
O assentamento São Judas está localizado a aproximadamente 30 km do município de Rio Brilhante, o nome do assentamento foi escolhido em função de quando o fazendeiro proprietário da fazenda São Judas foi negociar a fazenda junto ao INCRA, solicitou a permanência do nome São Judas e assim se cumpriu.
A área total do Projeto de Assentamento (P.A.) São Judas é de 4.155.366 ha, destas 2.466.393 ha são total de área usada pelas parcelas rurais, a área de cada parcela é em torno de 13 ha. Além disso, existe no assentamento uma área de 731.423 ha destinada à exploração coletiva, essa área é de várzea e nela é feito o plantio de arroz irrigado. Aproximadamente 850.000 ha são de reservas  legais (RL), incluindo áreas de preservação permanentes e 22.427 ha destinada a área de lazer.


4.2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO ATENDIMENTO
A Unidade Escolar: Escola Municipal São Judas esta localizada no Assentamento São Judas no Município de Rio Brilhante-MS.  A Direção da escola, conta com o trabalho de Vilma Martins de Oliveira Silva e Coordenação do Ensino Fundamental: Claudia Helena Castilho Teixeira. A Elaboração do projeto realizado na disciplina Geografia sobe a orientação da Professora de Geografia e Especialista em Educação do Campo - Soleide Regina da Paz Lima Silva.
A escola atende em media 180 alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil oriundos do Assentamento São Judas e Assentamento Margarida Alves bem como fazendas vizinhas ao assentamento onde esta localizada a escola.
4.3 IMPORTÂNCIA DO TRABALHO
 Envolver os alunos em um projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.
O nosso projeto sobre o meio ambiente tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Os nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato, isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos fazemos parte, do planeta terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação do Parque da águas para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso o que fazer para melhorá-la e transformá-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar  isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
4.4 O EMBASAMENTO TEÓRICO
A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente.
Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época.
A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.
Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. É uma maneira de relacionar atitudes e aprendizado ao meio ambiente. Para muitos, ela restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc., o que faz com ela assuma um caráter basicamente naturalista (http://www.apoema.com.br/hp.htm).
 É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros (DÍAZ, 2002)





V OBJETIVO GERAL
 Este projeto tem como  objetivo de despertar o senso critico sobre a preservação do meio ambiente, bem como a realização de ações práticas que levem os alunos a exercerem o papel de cidadãos conscientes sobre o meio em que está inserido
5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·                   Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar.  Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
·                    Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
·                    Analisar e reconhecer o nosso entorno.
·                    Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidada e melhor do meio ambiente. 
·                   Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente. 
·                    Conscientizar os alunos da problemática do lixo;
·                   Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
·                   Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
·                    Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.




VI. METODOLOGIA
O trabalho foi realizado da seguinte forma:
·                    Iniciamos as atividades dialogando com os alunos, no sentido de registrar o que os alunos já sabiam sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental). 
·                     Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental. 
·                     Vídeos (assistir e produzir filmes, documentários sobre o assunto).
·                    Confecção de cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
·                    Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel  plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do  tempo de decomposição. 
·                    Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também.
·                    Passeio pelo assentamento com registros dos lixos encontrados e levar ao pátio da escola no ponto de reciclagem.
·                    Propor ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do lixo orgânico.
·                    Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
·                     Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos etc... 
·                     Confecção de cartazes, murais. 
·                    Montagem de maquetes;
·                     Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental. 
·                     Atitudes concretas: coleta seletiva de lixo; gincana ecológica; passeio ecológico. Realização da 1° GINCANA Ecológica da Escola para realizar atividades que proporcione o senso critico e a trabalhar a coletividade.
·                    Apresentação de peças teatrais com a temática ambiental.




6.1 Recursos Humanos
·                    Alunos;
·                    Professores;
·                    Funcionários;
·                    Pais;
·                    Comunidade escolar

6.2 Tecnologias - mídias e materiais utilizados:
Para a realização do projeto utilizamos:
·                    Som;
·                    Maquina fotográfica;
·                    Filmadora;
·                    Microfone;
·                    Computadores;
·                    Internet;
·                    DVD;
·                    TNT; 


VII. CRONOGRAMA
Atividades
Maio
Junho
Projeto
X

Estudos exploratórios
X

Palestra e abertura do projeto

1ª semana
Atividades de leitura, análise de conjuntura, debates e reflexão

1ª quinzena
Música, poesia, teatro e mística (ensaios)

2ª quinzena
Apresentações e confraternização

4ª semana
Relatório e avaliação final

X
Realização da 1º Gincana Ecológica da Escola

 Realizada dia 28 de junho de 2012.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
·                   6° ANO APRESENTAÇÃO DE PEÇA DE TEATRO SOBRE: “O MEIO AMBIENTE”.
·                   7º ANO CONFECÇÕES DE MAQUETES, CARTAZES, RECORTES E COLAGENS, DESENHOS ENTRE OUTROS, SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
·                   8° ANO APRESENTAÇÃO DE UMA ENSENAÇÃO SOBRE A CARTA DE 2070.
·                   9°ANO APRESENTAÇÃO DA PEÇA DE TEATRO COM O TEMA: A MISSÃO DE ALICE

VIII. AVALIAÇÃO
 A avaliação foi realizada no decorrer da realização do projeto, prestando atenção no desempenho, interesse e participação de cada um que se encontra envolvimento na idealização deste evento.  Foi avaliada a participação dos alunos nos itens abaixo:
·                  Relatório dos alunos avaliando o projeto;
·                  Pontuação no desempenho da gincana;
·                  Realização das atividades com comprometimento e dedicação;
·                  Apresentações com temas ambientais;
·                   Trabalho escrito e ilustração.




IX. REFERÊNCIAS
http://www.apoema.com.br/hp.htm). Acessado em maio de 2012
http://www.revistaea.org/artigo. Acesso em 29 de maio de 2012.
PINHEIRO, Daniel Rodriguez de Carvalho. Geografia do desenvolvimento: contribuição para a idéia de desenvolvimento sustentável. Disponível em:
RAMOS, Alberto Guerreiro. A Nova Ciência das Organizações. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1989.











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