Projeto Ortografia: Escrevendo Melhor


        Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas


       


                                              ORTOGRAFIA:
                             
                                    ESCREVENDO MELHOR


                                                   Professoras: Eliete Marques S Walteman.
                                                                                   Vânia Bombarda Silva





  

                                                      

                                                        Rio Brilhante, MS 2012


          Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas



Endereço: Zona Rural Assentamento São Judas.
Direção: Vilma Martins de Oliveira.
Coordenação pedagógica: Claudia Helena Castilho Teixeira.
Anos atendidos: 5ºano ao 9ºano.
Quantidade de alunos: Oitenta e cinco (85).









                                                            ORTOGRAFIA:
                                           
                                          ESCREVENDO MELHOR
  
                                                                         

                                            Professoras: Eliete Marques S. Walternam
                                              Vânia Bombarda Silva
                                                               

Projeto Educacional desenvolvido nos 5º ano ao 9º ano do ensino fundamental, turma matutino e vespertino.
                                                                     







                                      Rio Brilhante, MS 2012

                                            




JUSTIFICATIVA

              A escola São Judas conta com 176 alunos (as) entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental e educação infantil, distribuídos nos período matutino e vespertino. A necessidade de se fazer um trabalho voltado especificamente á ortografia permeia um dos principais aspectos que vem preocupando o corpo docente para a formação acadêmica de um aluno é o seu domínio pela escrita. O aluno aprende “com” e “sobre” a língua escrita, buscando compreender o sistema, levantando hipótese sobre ele, com base na suposição de regularidade: Como saber os tipos de dificuldades? E como ajudar o aluno a resolvê-las? Para que. Este projeto será desenvolvido do 5º ao 9º ano na disciplina de língua portuguesa. A necessidade de se fazer um trabalho voltado especificamente á ortografia permeia um dos principais aspectos que vem preocupando o corpo docente para a formação acadêmica de um aluno é o seu domínio pela escrita. O aluno aprende “com” e “sobre” a língua escrita, buscando compreender o sistema, levantando hipótese sobre ele, com base na suposição de regularidade: ”o aprendizado da escrita se dá por interações e ação com a língua escrita”. Umas das dificuldades apresentadas pelos alunos são os erros ortográficos. Existe uma dificuldade na interação entre a grafia e a pronuncia além de outros fatores que colaboram nesse processo. Como saber os tipos de dificuldades? E como ajudar o aluno a resolvê-las? Para que haja uma melhor compreensão serão utilizadas as etapas de alfabetização. E suas falhas segundo Mirian Lemle (1988).
            A falha na primeira etapa correspondem aos problemas na correspondência linear entre os sons e as letras, provocando repetição de letras, omissões de letras, trocas na ordem das letras, imperfeições quanto o formato das letras, e a incapacidade de classificar algum traço distintivo do som. Exemplos como: biblioteca, iorgute, palavras onde ocorre a inversão de letras, são comuns. Em açogue (açougue), aposetados (aposentados), adolesente (adolescente), peto (perto) acontece a suspensão de letras.
Falhas de segunda ordem, pois o aluno “está retido na etapa monogâmica da sua teoria da correspondência entre sons e letras, ignora a particularidades na distribuição das letras; sua escrita é como uma transcrição fonética da fala”. (Lemle,1988). 
        Quem também defende esta tese é o lexicógrafo Francisco Borba que chama a atenção para as dificuldades ligadas ás consoante mudas, em termos como aspectos e estigma. Muitos dos problemas de grafia se deve a confusões relacionadas à ortoepia, em particular a maneira como articulamos as vogais e aos tropeços de transcrição, em que um só símbolo gráfico (grafema) corresponde a vários sons usados na fala (fonema).                                                                                    
      Nossa ortografia tem dois problemas insanáveis. Primeiro, a rica e difícil variedade de pronúncias de vogais no Brasil obriga que todos tenham bem fixa na mente a imagem gráfica de palavra. Do contrário, teremos dificuldade de saber, por exemplo, se “menino” é com e ou i na primeira sílaba, e com o ou u, na segunda. Em segundo lugar, há casos em que se confundem os sons do x, de “exceto”, do ch de “fechar” e do sc de “acrescentar”, todos muito parecidos. BECHARA, Evanildo 2010:39.
            
       O trabalho enfatizado a ortografia vem de encontro à necessidade que o aluno tem ao escrever seus textos, pensando, analisando e reformulando o que está escrito. Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a autoestima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender, sem menosprezar em momento algum a fala cotidiana que traz de casa.

            

  OBJETIVOS

GERAL:

          Reconhecer os erros ortográficos produzidos, corrigir e aplicar em produções textuais, promovendo assim a aprendizagem em beneficio a escrita. Mais do que sistematizar e disponibilizar ferramentas, esperamos de alguma forma poder estar colaborando para superar e apontar caminhos que ajude na tarefa de transformar essa realidade.
  
  
ESPECÍFICOS:
-Reconhecer letras
- Separar sílabas corretamente
- Pronunciar com clareza as palavras
- Compreender que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita;
- Estimular leitura;
-Oferecer um apoio para os alunos realizarem um plano de auto correção  individual ou grupal, para que possam analisar seus erros ortográficos;
- Produzir textos

  
                                           CRONOGRAMA GERAL    


Mês
AÇÃO


ABRIL
Apresentação do projeto
Lista de palavras a partir de uma palavra
Produção textual
MAIO
Produção textual
Reescrita de texto
Caça palavras
Lista de palavras
Formação de frases
Dificuldades G/ J
JUNHO
Loterias
Decifrando códigos
Formação de frases
Forca
Dificuldades S/ SS/C/Ç
JULHO
Soletrando
Jogos on line contemplando as dificuldades em geral
Ditado
AGOSTO
Formação de palavras
Cruzadinha
Jogos on line
SETEMBRO
Leitura de texto informativo
Formação de frases
Trabalho com panfletos
OUTUBRO
Leitura de bilhetes
Envio de e-mail, escrevendo mensagem.
Texto informativo e seleção de palavras



METODOLOGIA

       A explicação dos procedimentos será apresentada aos alunos que logo devem se apropriar, aprendendo pelo fazer, já programado e seguindo os passos estabelecidos. Atividades como as seguintes deverão ser trabalhadas:
- O projeto será trabalhado com anúncios, notícias, entrevistas, reportagens, piadas, etc. (após o estudo e análise o professor deve pedir aos alunos que marquem as palavras tiveram mais dificuldades na pronúncia e escrita e procurar trabalhar essas palavras em frases, textos até mesmo procurar seu significado);
- Trabalhar com as palavras, das quais os alunos apresentam dificuldades, reforçando diariamente a pronuncia e a escrita.
-Palavras cruzadas, caça palavras.

  

                                                  AVALIAÇÃO

Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das atividades escolares. Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de uma proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças. Nesse processo continuo, é necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce pronto”, é necessário que seja inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta da expectativa.
Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. O importante é esclarecer que aprendizagem vivenciada é duradoura, progressiva, e não podemos ser “os responsáveis” em deixar “lacunas” na aprendizagem dos alunos. Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal, intelectual e fazê-lo um “aluno criativo, feliz”, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom desempenho e vontade de aprender.
Se o professor apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua proposta de trabalho, com certeza, os alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios. Destacamos aqui a importância do registro do professor sobre o andamento do cotidiano do trabalho.


                             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 LEMLE, Mirian. Guia Teórico do Alfabetizador. 2ª Ed.São Paulo; Editora Ática,1988.
BECHARA, Evanildo.Revista Língua Portuguesa; Técnica Narrativa-Gramática-Leitura. Ano 4.Nº55,p..39,maio de 2010. Editora Segmento.
BORBA, Francisco.Revista Língua Portuguesa; Técnica Narrativa- Grarmática-Leitura.
Ano 4.Nºp.39,maio de 2010.Editora Segmento.



              PARECER TÉCNICO DO PROJETO

      As professoras Eliete Marques S. Walteman e Vânia Bombarda Silva apresentaram o projeto: Ortografia – “Escrevendo Melhor”, a direção e a coordenação da escola para que fossem analisadas e realizadas alterações caso necessária. O projeto foi aprovado, pois vem de encontro com as necessidades das turmas. Além disso, promove momentos de interação e contribui na identificação da escrita nos diferentes contextos em que se encontram. O projeto de ortografia - Escrevendo Melhor ofereceu uma contribuição indispensável para desenvolver nos alunos a autonomia da escrita e leitura, por sua vez influencia na disposição dos alunos para aquisição da escrita. Atingindo os objetivos propostos que é a aprendizagem significativa e prazerosa.


                                                                                 
                                                                                      
Claudia Helena Castilho Teixeira                                         Vilma Martins de Oliveira
    Assessora Pedagógica                                                               Direção




ANEXOS

PLANEJAMENTO
 Professora: Eliete S.Walternam
Conteúdo: Ortografia.
Coordenação: Claudia Helena Castilho Teixeira.

Metodologia
            Nas aulas específicas de ortografia, os espaços de sala de aula devem ser organizados para privilegiar os trabalhos em grupo, a intenção é o trabalho colaborativo, em que o diálogo entre os alunos é favorecido. Serão trabalhados;
-Leituras coletivas e individuais, priorizando textos curtos para a realização do ditado.
- Trabalhar com vocabulário textual e interpretação.
-Formação de palavras
- Ditado de palavras

Avaliação
          Os alunos serão avaliados através das atividades diárias. Em um processo continuo em suas diferentes etapas de aprendizagem.


PLANEJAMENTO
Professora: Vânia Bombarda.
Coordenação: Claudia Helena Castilho Teixeira.

Metodologia

              Serão utilizadas diferentes estratégias pedagógicas para melhorar a escrita dos alunos, as atividades serão realizadas em diferentes contextos;
- O uso do dicionário como material de consulta.
- Correção das produções textuais, será realizada individualmente, sinalizando os erros ortográficos
- Leitura de palavras, destacando a sonorização das palavras e o seu significado, leitura de revista e jornal e     interpretação oral.
- Sala de tecnologia, jogos de forca, palavras cruzadas J, S, ditado de palavras, soletrando.
Leitura de texto com palavras grafadas com consulta no dicionário.

 Avaliação
Os alunos serão avaliados em um processo continuo, destacando a importância dos registros sobre o andamento do cotidiano do trabalho.
                                                                                                      





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