Projeto de Leitura: Ler com Prazer





ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JUDAS











LER COM PRAZER













RIO BRILHANTE – MS
2012



ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JUDAS
Diretora: Vilma Martins de Oliveira Silva
Coordenadora: Claudia Helena Castilho Teixeira
Professora: Vânia Bombarda Silva
Turmas: 6º ao 9º
Período: março a novembro/2012







                           LER COM PRAZER


Projeto educacional elaborado e desenvolvido do  6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, turno vespertino da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas.









RIO BRILHANTE – MS
2012



SUMÁRIO 


1 – JUSTIFICATIVA

2 – OBJETIVO

2.1 – OBJETIVOS GERAIS

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3 – METODOLOGIA

4 – CRONOGRAMA

5 – AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS


1 – JUSTIFICATIVA

         Tendo em vista os inúmeros problemas enfrentados pela escola no que diz respeito ao ensino-aprendizado, é de suma relevância o desenvolvimento de ações na sala de aula a fim de reverter esta situação.
            Conhecendo a realidade do educando, o educador deve agir como verdadeiro mediador entre aluno e conteúdo a ser ensinado.
            Meus alunos têm dificuldades para produzir textos, ler e interpretar. Partindo da realidade da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas, que está localizada na zona Rural de Rio Brilhante e que atende alunos especificamente deste local, é significativo o número de alunos que não tem acesso à tecnologia e aos meios de comunicação, portanto muitos ficam isolados, vivendo no seu “mundinho” que muitas vezes se restringe em acordar, ir à escola, brincar e dormir... E baseando-me nessa realidade, me propus a elaborar o projeto “Ler com prazer”. Espero por meio deste encaminhamento, formar o hábito da leitura, através da valorização do livro e do ato de ler, instruindo o educando para que ele perceba todo o potencial da Literatura no percurso do projeto. Além de levar mais informações aos alunos, as quais contribuirão para o desenvolvimento da produção, da leitura e da interpretação de textos.
            Acredito que o projeto “Ler com prazer” ampliará a leitura de mundo dos alunos, (Freire, 2000, p. 11): “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”.
            Vivenciando diversos tipos de atividades como: a leitura de livros clássicos, apresentação de seminários; contando as histórias lidas, apresentação de teatro, síntese das histórias, saraus entre outras. Buscarei criar situações que dêem ensejo a aprendizagens significativas. Enfocando uma educação fundada em valores e preocupada em promover a humanização dos discentes, desenvolvendo não só sua criatividade, mas também sua sensibilidade.
             Com a realização desse projeto, espera-se despertar nos alunos a consciência de que a leitura é uma prática social plena de significação e possibilidades por abrir espaço para questionamentos e partilha de idéias. Procurarei fazer com que os educandos se reconheçam não só como sujeitos leitores, mas também como personagens e autores de sua própria história, com responsabilidade não só para consigo mesmo, mas também, para com o grupo social maior do qual fazem parte.
            Dessa forma, por meio da leitura, que será trabalhada na sala de aula e também em casa, os educandos terão a oportunidade de analisar os livros literários e aprimorar seus conhecimentos.
            Contudo, através das ações desenvolvidas na sala de aula e em casa, serão estimuladas a criatividade e a capacidade de invenção do educando. A produção de distintos trabalhos como a atuação dos alunos em peças teatrais, saraus, seminários e até mesmo a reescrita das histórias clássicas farão com que os educandos se reconheçam enquanto agentes ativos dentro do cenário social, indivíduos responsáveis por suas ações e pelas conseqüências de seus atos. 



2 – OBJETIVOS



2.1 – OBJETIVO GERAL



 Despertar leitores críticos e conscientes, bem como fortalecer o gosto pela leitura.



2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar os educandos a ler diferentes tipos de textos: obras clássicas, notícias, histórias em quadrinhos, poesias, crônicas e outros.     
Difundir a leitura de maneira lúdica e prazerosa, atingindo o novo leitor.
A participação dos alunos como elemento ativo, das etapas propostas no projeto “Ler com prazer”.



3 -METODOLOGIA

             A metodologia do projeto: “Ler com prazer” será pautada no PDE da Unidade Escolar, onde a busca do desenvolvimento da leitura é constante. E para que aproveitando as experiências pessoais dos alunos, eles sejam capazes de interagir com o conhecimento já adquirido e o novo conhecimento. Este processo, portanto, se dará por etapas:
            I – Etapa
            Conversa com as turmas sobre o desenvolvimento do projeto “Ler com prazer”, elaborado pela professora de Língua Portuguesa, Vânia e sob orientação da coordenadora pedagógica; Cláudia Helena;

II - Etapa
         Os alunos terão a oportunidade de escolher os livros clássicos revistas, jornais e gibis que optarem e levarem para casa;
            III – Etapa
            Os alunos desenvolverão atividades tais como: síntese das obras literárias (devendo ser entregue uma síntese por bimestre), seminários; apresentação oral da história e teatro.  

            IV – Encerramento do projeto com apresentações de teatro referente às obras clássicas lidas. 

RECURSOS MATERIAIS

          Papel almaço, caneta, máquina fotográfica digital, papel A4, revistas, livros clássicos, gibis, jornais e objetos variados para a apresentação do teatro.



RECURSOS HUMANOS

   


            Alunos, professora e coordenadora.




4 – CRONOGRAMA
Período: março a novembro de 2012.
Ações
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Informar as turmas sobre o desenvolvimento do projetor e escolha dos livros a serem lidos.
***
***
***
***








 Entrega das sínteses dos livros e apresentação do seminário.

 ***
***







Escolha de novos livros a serem lidos.

 ***
***






Entrega das sínteses dos livros e apresentação do seminário.



***
*** 




Escolha de novos livros a serem lidos.




 ***
***




Entrega das sínteses dos livros, escolha das histórias para apresentação teatral.





 ***
***
***
***






Ensaios das peças  teatrais






*********


5 – AVALIAÇÃO


“...O educador deverá ter uma postura avaliativa constante...”
(Salto para o Futuro: Educação de Jovens e Adultos, SEED, 1999 pág. 58).
Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas, (6º ao 9º ano) Turno Vespertino serão avaliados de forma contínua, onde será contada a participação e o interesse pelas atividades desenvolvidas, através de:

- Coerência das idéias na escrita das histórias lidas;
- Trabalho em grupo (cooperação, socialização, respeito, iniciativa e comprometimento na apresentação do seminário);
- Trabalho em grupo (cooperação, socialização, respeito, iniciativa e comprometimento nos ensaios das peças teatrais, bem como nas apresentações das mesmas).
Enfim, terá grande relevância a dedicação e o esforço dos discentes desde o início até o fim do projeto.
No final, os alunos expressarão em forma de relatório o que acharam e aprenderam no projeto. 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Salto para o Futuro: Educação de Jovens e Adultos/SEED, MEC, Brasília, 1999.

http://www.recantodasletras.com.br


  

PARECER TÉCNICO DO PROJETO

A professora Vânia Bombarda Silva apresentou o projeto: “Ler com prazer” a direção e a coordenação da escola para que fossem analisadas e realizadas alterações caso necessário. O projeto foi aprovado, pois vem de encontro com as necessidades das turmas.
Além disso, promove momentos de interação e contribui para o hábito da leitura. O projeto de leitura ofereceu uma contribuição indispensável para desenvolver a adaptação das histórias para o teatro, os alunos apresentaram com muito entusiasmo. Os momentos foram significativos, foi possível trazer as obras literárias para a realidade, atingindo os objetivos propostos que é, ler com prazer.


                                                                                 
                                                                                       
Claudia Helena Castilho Teixeira                                         Vilma Martins de Oliveira
               Assessora Pedagógica.                                                               Direção




ANEXOS


                                          Montagem do varal de poesias
                                          Aula de leitura
                                 Apresentação teatral



0 comentários: