ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JUDAS
LER COM PRAZER
RIO BRILHANTE – MS
2012
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO
JUDAS
Diretora: Vilma Martins de Oliveira
Silva
Coordenadora: Claudia Helena
Castilho Teixeira
Professora: Vânia Bombarda Silva
Turmas: 6º ao 9º
Período: março a novembro/2012
LER COM PRAZER
Projeto educacional elaborado e desenvolvido do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, turno
vespertino da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São
Judas.
RIO BRILHANTE – MS
2012
SUMÁRIO
1 – JUSTIFICATIVA
2 – OBJETIVO
2.1 – OBJETIVOS GERAIS
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 – METODOLOGIA
4 – CRONOGRAMA
5 – AVALIAÇÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
1 – JUSTIFICATIVA
Tendo
em vista os inúmeros problemas enfrentados pela escola no que diz respeito ao
ensino-aprendizado, é de suma relevância o desenvolvimento de ações na sala de
aula a fim de reverter esta situação.
Conhecendo a realidade do educando,
o educador deve agir como verdadeiro mediador entre aluno e conteúdo a ser
ensinado.
Meus alunos têm dificuldades para
produzir textos, ler e interpretar. Partindo da realidade da Escola Municipal
de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Judas, que está localizada na
zona Rural de Rio Brilhante e que atende alunos especificamente deste local, é
significativo o número de alunos que não tem acesso à tecnologia e aos meios de
comunicação, portanto muitos ficam isolados, vivendo no seu “mundinho” que
muitas vezes se restringe em acordar, ir à escola, brincar e dormir... E
baseando-me nessa realidade, me propus a elaborar o projeto “Ler com prazer”.
Espero por meio deste encaminhamento, formar o hábito da leitura, através da
valorização do livro e do ato de ler, instruindo o educando para que ele perceba
todo o potencial da Literatura no percurso do projeto. Além de levar mais
informações aos alunos, as quais contribuirão para o desenvolvimento da produção,
da leitura e da interpretação de textos.
Acredito que o projeto “Ler com
prazer” ampliará a leitura de mundo dos alunos, (Freire, 2000, p. 11): “a
leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica
a continuidade da leitura daquele”.
Vivenciando diversos tipos de
atividades como: a leitura de livros clássicos, apresentação de seminários;
contando as histórias lidas, apresentação de teatro, síntese das histórias,
saraus entre outras. Buscarei criar situações que dêem ensejo a aprendizagens
significativas. Enfocando uma educação fundada em valores e preocupada em
promover a humanização dos discentes, desenvolvendo não só sua criatividade,
mas também sua sensibilidade.
Com a realização desse projeto, espera-se despertar
nos alunos a consciência de que a leitura é uma prática social plena de
significação e possibilidades por abrir espaço para questionamentos e partilha
de idéias. Procurarei fazer com que os educandos se reconheçam não só como
sujeitos leitores, mas também como personagens e autores de sua própria
história, com responsabilidade não só para consigo mesmo, mas também, para com
o grupo social maior do qual fazem parte.
Dessa forma, por meio da leitura,
que será trabalhada na sala de aula e também em casa, os educandos terão a
oportunidade de analisar os livros literários e aprimorar seus conhecimentos.
Contudo, através das ações
desenvolvidas na sala de aula e em casa, serão estimuladas a criatividade e a
capacidade de invenção do educando. A produção de distintos trabalhos como a
atuação dos alunos em peças teatrais, saraus, seminários e até mesmo a
reescrita das histórias clássicas farão com que os educandos se reconheçam
enquanto agentes ativos dentro do cenário social, indivíduos responsáveis por
suas ações e pelas conseqüências de seus atos.
2 – OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVO GERAL
Despertar leitores críticos e
conscientes, bem como fortalecer o gosto pela leitura.
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar os educandos a ler diferentes tipos de textos: obras
clássicas, notícias, histórias em quadrinhos, poesias, crônicas e outros.
Difundir a leitura de maneira lúdica e prazerosa, atingindo o novo
leitor.
A participação dos alunos como elemento ativo, das etapas propostas no
projeto “Ler com prazer”.
3 -METODOLOGIA
A metodologia do projeto: “Ler com
prazer” será pautada no PDE da Unidade Escolar, onde a busca do desenvolvimento
da leitura é constante. E para que aproveitando as experiências pessoais dos
alunos, eles sejam capazes de interagir com o conhecimento já adquirido e o
novo conhecimento. Este processo, portanto, se dará por etapas:
I – Etapa
Conversa com as turmas sobre o
desenvolvimento do projeto “Ler com prazer”, elaborado pela professora de Língua
Portuguesa, Vânia e sob orientação da coordenadora pedagógica; Cláudia Helena;
II - Etapa
Os
alunos terão a oportunidade de escolher os livros clássicos revistas, jornais e
gibis que optarem e levarem para casa;
III – Etapa
Os alunos desenvolverão atividades tais
como: síntese das obras literárias (devendo ser entregue uma síntese por
bimestre), seminários; apresentação oral da história e teatro.
RECURSOS MATERIAIS
Papel almaço, caneta, máquina fotográfica
digital, papel A4, revistas, livros clássicos, gibis, jornais e objetos
variados para a apresentação do teatro.
RECURSOS HUMANOS
Alunos, professora e coordenadora.
4 – CRONOGRAMA
Período: março a novembro de 2012.
Ações
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Março
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Abril
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Maio
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Junho
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Julho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Informar as turmas sobre o
desenvolvimento do projetor e escolha dos livros a serem lidos.
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Entrega das sínteses dos livros e
apresentação do seminário.
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Escolha de novos livros a
serem lidos.
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Entrega das sínteses dos
livros e apresentação do seminário.
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Escolha de novos livros a
serem lidos.
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Entrega
das sínteses dos livros, escolha das histórias para apresentação teatral.
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Ensaios das peças teatrais
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5 – AVALIAÇÃO
“...O educador deverá ter uma postura avaliativa constante...”
(Salto para o Futuro: Educação de Jovens e Adultos, SEED, 1999 pág. 58).
Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental
São Judas, (6º ao 9º ano) Turno Vespertino serão avaliados de forma contínua,
onde será contada a participação e o interesse pelas atividades desenvolvidas,
através de:
- Coerência das idéias na escrita das histórias lidas;
- Trabalho em grupo (cooperação, socialização, respeito, iniciativa e
comprometimento na apresentação do seminário);
- Trabalho em grupo (cooperação, socialização, respeito, iniciativa e
comprometimento nos ensaios das peças teatrais, bem como nas apresentações das
mesmas).
Enfim, terá grande relevância a dedicação e o esforço dos discentes desde
o início até o fim do projeto.
No final, os alunos expressarão em forma de relatório o que acharam e
aprenderam no projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato
de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2000.
MARTINS, Maria Helena. O que é
leitura. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Salto para o Futuro: Educação de
Jovens e Adultos/SEED, MEC, Brasília, 1999.
PARECER TÉCNICO DO PROJETO
A professora
Vânia Bombarda Silva apresentou o projeto: “Ler com prazer” a direção e a
coordenação da escola para que fossem analisadas e realizadas alterações caso
necessário. O projeto foi
aprovado, pois vem de encontro com as necessidades das turmas.
Além disso,
promove momentos de interação e contribui para o hábito da leitura. O projeto
de leitura ofereceu uma contribuição indispensável para desenvolver a adaptação
das histórias para o teatro, os alunos apresentaram com muito entusiasmo. Os
momentos foram significativos, foi possível trazer as obras literárias para a
realidade, atingindo os objetivos propostos que é, ler com prazer.
Claudia Helena
Castilho Teixeira Vilma
Martins de Oliveira
Assessora
Pedagógica.
Direção
ANEXOS
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