Desfile



Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Cora Coralina.
Parabéns queridas, não só pela premiação, mas por ter nos proporcionado sentir tamanha emoção...
1º lugar na poesia anos iniciais, Julia.
2° lugar na poesia anos finais, Raquel De Oliveira.
2º lugar declamação da poesia, Raquel de Oliveira.
Parabéns a todas...


 






 

Projeto Meio Ambiente

Escola Municipal Rural São Judas
PÚBLICO-ALVO: Ensino Fundamental
Professores: Cristielle Lissoni da Costa Edite Gonçalves Serra, Euricléia Fagundes Ramos,


JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por princípio básico a busca pela conscientização junto aos alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação ambiental. Existem vários fatores que provocam a degradação da natureza, podem ser ocasionada por: esgotamento do solo, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio, espécies nativas, dentre outros.
Este projeto busca fomentar o senso crítico nos alunos, afim de que este venham retirar da natureza somente o necessário para sua sobrevivência, e destinar os resíduos em locais apropriados.
Demonstrar aos alunos e comunidade escolar, que o meio ambiente saudável é resultado da contribuição de todos. E a cidadania ambiental preocupa-se com o ambiente em que vive precisa e as formas de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito com e para o ambiente.
A preocupação em apresentar a temática na escolar deve-se que a criança de hoje será o adulto do amanhã, e promover essa conscientização em busca do cuidado com a natureza de forma responsável e sustentável, promove mudança internamente e externamente, ou seja, na escola e fora da escola, os alunos passam ser fomentadores de mudanças. Pois, uma das funções da educação é a construção de uma consciência crítica, de modo a formar cidadãos éticos e humanos.
Neste contexto se dá a relevância deste projeto, orientar alunos e comunidade escolar a lidar com a natureza, despertando um novo olhar frente às informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia. O cuidado com a natureza e o trabalho ecológico é de interesse de todos, da coletividade.
E esse olhardeve estar focado para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural.
O projeto visa também discussões com os alunos apresentando, formas de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação de matas, da preservação das águas, saneamento básico e a saúde de todos.O trabalho será de formainterdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido se encontram e se alia para discutir e encontrar alternativas, por meio do diálogo, em prol de um objetivo comum, neste caso a questão ambiental.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Meio-ambiente é o conjunto de recursos providos pelo meio físico e biológico e os aspectos sociais e econômicos que emergem do meio cultural e das atividades humanas” (FURTADO, 2003).
            O meio-ambiente é um bem da coletividade, e os impactos da atividade humana nele são globais. (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988; Nações Unidas, 1992).
Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, com a intenção de ajudar em sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge apartir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. (apostila curso educação ambiental mod. 01 p.03).
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
O meio ambiente concebido, inicialmente, como as condições físicas e químicas, juntamente com os ecossistemas do mundo natural, e que constitui o habitat do homem, também é, por outro lado, uma realidade com dimensão do tempo e espaço. Essa realidade pode ser tanto histórica (do ponto de vista do processo de transformação dos aspectos estruturais e naturais desse meio pelo próprio homem, por causa de suas atividades) como social (na medida em que o homem vive e se organiza em sociedade, produzindo bens e serviços destinados a atender “as necessidades e sobrevivência de sua espécie (LIMA, 2007, p. 127).

            O Artigo 225 da Constituição Federal destaca: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida impondo-se ao Poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”(BRASIL, 1988). Por isso a necessidade de se trabalhar a temática na unidade escolar.
            Destacando que a escola se localiza na zona rural do município de Rio Brilhante estado de Mato Grosso do Sul e diante disso a necessidade do trabalho a fim de uma melhor qualidade de vida para a comunidade local, aliada a preservação ambiental. A Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999 institui a Política Nacional de Educação Ambiental define como educação “os processos por meio dos qual o individuo e a coletividade constrói valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
            Portanto, é evidente necessidade de educar para que os alunos ajam de modo responsável e com sensibilidade de, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; saibam exigir e respeitar os direitos próprios e os de toda a comunidade.

OBJETIVOS

• Fomentar a consciência ecológica com a comunidade escolar.
• Discutir e criar formas alternativas de ação, cuidado do meio ambiente.
• Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente.
• Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
• Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
• Valorizar a diversidade ambiental; aliada a diversidade cultural e desenvolvimento econômico;
• Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
• Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;


DESENVOLVIMENTO

• Pesquisas bibliográficas sobre o assunto; (Questão ambiental, poluição, reciclagem, água, desenvolvimento sustentável).
• Palestras com pessoas envolvidas com a questão ambiental.
• Vídeos (assistir filmes, documentários sobre o assunto).
• Produção de cartazes, informativos, redações, murais, poster’s, sobre a temática;
• Apresentação teatral com peças de materiais reutilizados
• Produção e confecção de álbuns de desenhos, gravuras, fotos
• Montagem de maquetes;
• Desfile ecológico com peças produzidas com materiais reciclados
• Trabalhar textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
• promover atividades concretas: plantio de árvores; coleta seletiva de lixo; gincana ecológica.


ORGANIZAÇÃO E MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO

A exposição tem por intuito demonstrar as atividades referentes a questão ambiental desenvolvidas.
A realização da gincana, do desfile ecológico, as representações teatrais, cartazes, redações, e álbuns.

ESTRATÉGIAS DO PROJETO:

1. Conversa com os alunos, exposição sobre o assunto.
2. Pesquisa de dados (pesquisas bibliográficas, entrevistas, palestras)
3. Efetivação das ações concretas das montagens dos materiais.
Recursos utilizados:
Revistas, tinta, xérox com atividades, vídeos, livros, cola, tesoura, sucata, pincel, giz de cera, músicas, lápis de cor, papéis coloridos, retalhos de papel, tecido, caneta hidrográfica, cola quente, vídeo dvd, cd’s, pen drive, data shown, caixa de som, microfone.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Os professores discutirão com os alunos a questão ambiental e a contemporaneidade, trazendo a discussão para a realidade da escola e comunidade escolar.
Essa discussão deverá enfocar elementos a questão ambiental, e os elementos que a compõem, tais como: A água e a poluição, a fauna e sua extinção; O efeito estufa; O lixo que produzimos e destinação, dentre outros.
Assim os alunos serão divididos em grupos temáticos produzirão materiais para exposição. Os professores trabalharão a questão ambiental em sua totalidade, dialogando com todas as áreas de conhecimento, mas dará ênfase a produção de materiais utilizando seus conteúdos específicos.
GEOGRAFIA: Discussão sobre a ação do homem no meio ambiente e a transformação do seu entorno, destacando o processo de urbanização e a preservação. Estudo dos recursos hídricos e das águas, como fonte de desenvolvimento econômico sustentável. Análise das ações do poder público em relação a preservação e da criação de alternativas de preservação das águas,fauna e flora, como tratamento de esgoto, proteção da comunidades nativas.
INGLÊS: estudos dos símbolos da reciclagem, tradução de frases informativas, músicas da temática de conservação ambiental.
CIÊNCIAS: A ação do homem no planeta. A relação do homem com o clima, ar, solo e água. A produção e destinação do lixo, e o impacto sobre o planeta, as maneiras adequadas de manejo (coleta seletiva, reciclagem). Plantio de árvores.
Observação: Participarão ainda as disciplinas de Educação física, Artes e Português.

RESULTADOS ESPERADOS
Com a realização do projeto meio ambiente esperamos atingir os objetivos propostos, assim como construir com os alunos e comunidade escolar a consciência cidadã de preservação e cuidado com o meio ambiente, com forma de sobrevivência futura.
Esse projeto é um trabalho em prol de formação educacional cidadã, preocupada em ser uma Escola de formação integral e total para transformação social.

AVALIAÇÃO:

Processo contínuo que  será avaliado a  participação dos alunos nas atividades propostas, a fim de composição de notas, e também do alcance dos objetivos propostos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL, República Federativa do. Constituição Federal. Brasília: Senado Feral, 1998.

________, Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999 institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: 1999.

FURTADO, João Salvador. Visão Geral da Gestão Socioambiental. Seminário de Cultura e Extensão da FEA USP. São Paulo: 2003.

LIMA, Ana Marina Martins. Conceito de meio ambiente.Disponível em: http://ambientedomeio.com/2007/07/29/conceito-de-meio-ambiente/. Acesso em 27nov. 2013.

 REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS...

 

  


CONFRATERNIZAÇÃO SÃO JUDAS


JUNTOS E MISTURADOS...

E OLHA A CACHAÇA... HUUUUUUUUUUU   BOA.


JUNTOS E MISTURADOS...


VILMA FAZENDO DOCE DE LEITE...

AS GATINHAS DA CONFRATERNIZAÇÃO.

CONCURSO DE QUADRILHA


FESTANÇA BOA...

OS BASTIDORES

LINDAS E LINDO...
OLHA OS GATOS CAIPIRAS...

CADÊ MEU NOIVOS...